Santa Cruz Cabrália inicia resgate da histórica exposição ?Museu Aberto do Descobrimento?
.
Publicado em 16/06/2025 18:27 - Atualizado em 16/06/2025 18:50

Em menos de seis meses da nova gestão, a cidade de Santa Cruz Cabrália deu início a um importante resgate histórico e cultural: foram localizadas, em estado de abandono, peças da exposição Museu Aberto do Descobrimento, criada pelo renomado antropólogo Roberto Pinho para as celebrações dos 500 anos do Brasil. A mostra, exibida até 2008 na Casa Cabral Belmonte, foi uma iniciativa do Governo Federal e também contou com livro e vídeo de 28 minutos, apresentado por Fernanda Montenegro.
Na última semana, o secretário de Turismo Géo Magno, acompanhado da jornalista Léa Penteado, integrante do Conselho Municipal de Turismo, esteve com o antropólogo Roberto Pinho para conhecer detalhes do processo de criação do museu e discutir a viabilidade da restauração das peças encontradas.
Léa Penteado, que visitou a exposição em 2006 e se impressionou com sua força simbólica e conteúdo histórico, sempre questionou o paradeiro das 36 peças. Ao saber da intenção da atual gestão em recuperar a mostra, e por já conhecer pessoalmente o criador da obra, foi a responsável por promover o reencontro com o antropólogo, considerado essencial para os próximos passos.
A proposta agora é restaurar e remontar a exposição que narra, com riqueza de detalhes, desde o momento em que Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município do Prado, até seu desembarque em Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália, marco simbólico do nascimento do Brasil.
Com essa ação, o município reafirma sua identidade histórica e mira o fortalecimento do turismo cultural, abrindo caminho para que, em breve, moradores e visitantes possam novamente se emocionar com uma mostra que ficou desaparecida por mais de duas décadas.
por ASCOM